segunda-feira, 26 de maio de 2014

Núcleo de Pesquisas Teatrais selecionado no projeto Itaú Rumos!

A Cia Pessoal de Teatro realiza o Núcleo de Pesquisas Teatrais desde 2009, na coragem e na raça, com a ajuda da Secretaria Municipal de Cultura, às vezes da Secretaria Estadual também, vez ou outra conta com o SESI e firmou parceria com SESC. Todas as vezes que realizamos este intercâmbio precisamos contar com parcerias que possam viabilizar o projeto.
O Núcleo é basicamente uma imersão de pesquisadores, previamente selecionados, no trabalho de um artista, ou vários artistas, com currículo e bagagem reconhecidos, que atuam na arte contemporânea, em específico, o teatro.
O primeiro, executado em 2009, contou com o trabalho de Amaury Borges, cuiabano radicado em BH, diretor da Cia.Maldita de Teatro. Em 2010 realizamos um mix, com vários profissionais de áreas diferentes, como: Julio Bedin, que tratou do audiovisual; Cléber Martins, arquiteto, falou da cidade; Rachel Galesso, bailarina, deu aulas de corpo; Luíz Marchetti, teatro e vídeo, aplicou uma oficina sobre o Contemporâneo e ainda tivemos uma palestra de Maria Thereza Azevedo sobre Teatro Contemporâneo. Em 2011 convidamos Tarcísio Homem, pesquisador de Belo Horizonte, professor da UFOP de técnicas corporais. Em 2012 demos um salto qualitativo e trouxemos, pela primeira vez em Cuiabá, dois atores do Odin Teatret, o grupo de Eugenio Barba. Os atores Roberta Carreri e Jan Ferslev troxeram oficinas e demonstrações de trabalho que inspiraram para sempre os pesquisadores que participaram do encontro. Em 2013, Jan Ferslev retorna com mais uma oficina, aprofundando a pesquisa do ator-músico e estreitando nosso contato.
Para 2014,  já iniciamos um bom caminho, com a parceria com o Itaú Rumos. O Núcleo de Pesquisas Teatrais - Encontros Possíveis 2014 passou numa seleção de mais de 15 mil projetos do Brasil todo. Estamos bastante empolgadas e pretendemos realizar um encontro que reúna pesquisadores de toda América Latina, aproveitando nossa participação na Rede de Pesquisadores do Contemporâneo que ingressamos na ocasião da residência em Brasília com Eugenio Barba e Julia Varley. Nossa intenção maior é inserir Cuiabá no mapa do teatro contemporâneo brasileiro e realizar um encontro teatral no meio do mundo. Contamos com sua participação!