terça-feira, 22 de julho de 2014

PALCO GIRATÓRIO: Brasília

CIDADE DOS OUTROS no Sesc Garagem, em Brasília
Apresentamos, no dia 20 de julho, às 20h30, no Sesc Garagem, em Brasília. Foi uma apresentação e tanto! O espaço é fantástico; simplesmente o ideal para o espetáculo. Vocês, que acompanham essas andanças sabem o quanto é fundamental que a arena seja instalada, para assim, os personagens poderem falar diretamente para as pessoas em volta. Além disso, é importante para a dramaturgia do espaço, que o público faça essa "moldura" em torno do espaço restrito dos personagens, impedindo que saiam, funcionando assim como mais uma "prisão" para eles. Para conseguir esse efeito, é importante que a arena seja estreita, próxima à cena, ao mesmo tempo que permita que tenha um numero considerável de espectadores. No espaço multiuso do Teatro Garagem coube 128 espectadores numa arena bastante funcional. Eles possuem uma arquibancada móvel que possibilita que se forme o espaço necessário a cada espetáculo (multiuso), e essas arquibancadas tinham a capacidade de acomodar 16 espectador cada uma. Movemos para formar nossa arena e tanto o Gil como o Tarzan aprovaram a configuração.
A arena ideal
O público foi muito receptivo. No bate-papo depois do espetáculo foram levantadas questões sobre a comunicabilidade, ou melhor, a ausência dela; o "final" sem final e o que isso representa; os personagens e suas representações: se são o cavalo, ou o gado. Uma espectadora identificou questões da comunicação, da psicologia, e da filosofia no espetáculo. Disse que havia muita coisa ali para ser discutida, pois tocamos em muitas questões. Foi dito que o fato de não poder ver os olhos dos personagens provoca uma agonia em quem assiste, buscando um contato que não acontece. A pessoa que disse isso esteve frente a frente com o personagem da Tati no momento em que ele tira os óculos para "ver a cidade" e disse que quando viu os olhos, entendeu a falta que lhe fazia. 
Entre os espectadores estavam nossos amigos de palco e estrada, Luciano Porto (Udi Grudi) e Zé Regino (Celeiro das Antas). Foi maravilhoso encontrarmos novamente. Também pude rever boa parte dos meus parentes Capilé que moram em Brasília, que foram até lá nos prestigiar. Lóris Canhetti, nossa Alfa, foi representando a Casa Fora do Eixo de Brasília - valeu, parceiros!
O pessoal do Sesc Garagem nos atendeu super bem. Deixamos aqui um agradecimento ao Ney, ao Serginho e à Letícia, com quem conversamos mais diretamente. Um grande abraço ao Gil e ao Tarzan, que mantém tudo funcionando nos conformes.
Continue acompanhando nossas andanças. Próxima parada: Campo Grande - MS!
Abraços!

Juliana Capilé
CIA PESSOAL DE TEATRO