quinta-feira, 26 de maio de 2011

Música Cênica no Curso Livre de Teatro

O módulo de música cênica do Curso Livre de Teatro terá a compositora Estela Ceregatti como ministrante.
O Curso Livre de Teatro é um curso permanente, em caráter modular, que está contribuindo bastante para inserir no mercado teatral, agentes mais capacitados para criar grupos de teatro atuantes no estado. Para isso oferece módulos técnicos de 32 horas de duração sobre áreas do espetáculo que comumente não são estudadas, mas que são bastante importantes para a condução de um grupo teatral que intenciona montar um espetáculo. Já foi oferecido os módulos de dramaturgia, cenografia e agora, música cênica. Em seguida teremos: direção, figurino, iluminação, teatro de grupo e produção teatral.
Estela Ceregatti tem 23 anos, é cuiabana e desde muito pequena teve contato com o mundo das artes, pois estudou em uma escola com Pedagogia Waldorf, cujo ensino é através das artes.
Em 2000, iniciou seus estudos de violão com Pio Toledo e Ellen Toledo e começou a estudar técnica vocal com Ellen Toledo. Aos quinze anos passou a integrar o grupo de choro: Novos Chorões, participando da gravação de dois CDs do grupo.
Já foi integrante da Bionne, grupo de choro e samba formado por mulheres, onde atuou como vocalista e violonista, e participou do grupo vocal feminino: Boca de Matilde


Compositora desde os quatorze anos, hoje com linguagem musical mais amadurecida, passou por alguns cursos / professores essenciais à sua formação, dentre eles: Curso de Música Popular Brasileira – SESC Arsenal, com Ellen Toledo e Pio Toledo – 2005, Curso Antropomúsica – Botucatu – SP, onde teve aula de Técnica e Arranjo Vocal com Meca Vargas (SP), Euritmia e Cântele com Veronica Brunis (Alemanha) e Composição, Prática em Conjunto e Construção de Instrumentos com Marcelo Petraglia (SP) – 2007. Curso de Técnica Vocal com André Vilani (MT) – 2007, curso de Composição e Violão com Marcus Ferrer (SP), pelo SESC Arsenal – 2009, Curso de Percussão Corporal com grupo Barbatuques (SP) – 2009, curso sobre Técnica Eletroacústica com professor renomado João Pedro Oliveira (Portugal) – 2009, curso de Eletroacústica com professora especialista Cristina Dignart (UFMT) – 2009, Curso de Harmonia com Ebinho Cardoso, SESC Arsenal – 2009, Curso de Extensão de Composição com Ticiano Rocha (UFMT) – 2010, Percussão Popular com Edson Quesada (DF) e aulas de canto popular com a renomada cantora brasileira: Fátima Guedes (RJ), pelo 32º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília – 2010. Fátima Guedes acresceu grande influência em seu aprendizado.
Em 2008, esteve em Toronto – Canadá, onde encontrou importantes parceiros e apresentou interpretações e composições próprias em galerias de artes, casas de jazz e restaurantes brasileiros.
De volta ao Brasil, teve composições selecionadas pela Mostra de Música do SESC – 2009 e 2010, e dentre as participações especiais recorrentes, salienta-se o show do renomado Renato Braz, onde interpretou música de autoria própria em parceria com o músico. Em 2011, salienta-se seu show solo “Monofoliar” já apresentado algumas vezes na capital, além de parcerias com os músicos Mauricio Detoni, Ebinho Cardoso, Vera Capilé e Paulo Monarco.
Atualmente, Estela cursa o terceiro ano do curso de Música da UFMT, além de sua carreira solo integra o grupo URUTAU, que interpreta algumas de suas composições, entre parcerias e outras dos demais integrantes; integra o Grupo de Percussão do Departamento de Artes da UFMT, o grupo de música contemporânea da UFMT: Sensembow , desenvolve o trabalho de música cênica em parcerias com grupos de teatro de Cuiabá e atua na captação de áudio para cinema, além de compor sonoplastia/trilha para cinema e espetáculos de dança e teatro.

As aulas são às terças e quintas, das 19h às 22h, no Pavilhão das Artes. As inscrições estão abertas.


Serviço:
Incrições abertas para Módulo de Música Cênica do Curso Livre de Teatro
Terças e quintas, a partir do dia 07 de junho
Das 19h às 22h
no Pavilhão das Artes - Palácio da Instrução
Inscrições gratuitas: 3613 9230
www.pavilhaodasartes.com/

0 comentários:

Postar um comentário