segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Entreia de EntreNãoLugares no NTL Festival

EntreNãoLugares - estreia no NTL Festival - Foto: Fred Gustavos

No dia 1 de fevereiro a Cia Pessoal de Teatro estreou o espetáculo EntreNãoLugares em Holstebro na Dinamarca, como parte da programação do NTL Festival (Nordisk Teaterlaboratorium), sendo o único espetáculo brasileiro do evento.  Desde 2016 as atrizes Juliana Capilé e Tatiana Horevicht viajam para a sede do Odin Teatret na Dinamarca para trabalharem com a diretora Julia Varley, em incursões que  variaram entre um mês e três meses de duração. A estreia contou com ilustres presenças do staff, elenco e o diretor Eugenio Barba, do Odin Teatret, assim como alunos e professores da Universidade de Manchester, artistas residentes do Nordisk Teaterlaboratorium e participantes do Festival.

A Residência no  Nordisk Teaterlaboratorium
Um número limitado de artistas e grupos de teatro são convidados a residir no NTL (Nordisk Teaterlaboratorium) para trabalhar em projetos e pesquisas autônomas, resultando principalmente em produções. Os períodos de residência variam em duração e podem ser distribuídos por estadias repetidas. O NTL oferece o uso de suas instalações (salas de trabalho, acomodações, cozinha, escritórios), assistência técnica e administrativa limitada e publicidade local. O resultado do trabalho é mostrado no Odin Teatret e em Holstebro. Uma condição fundamental é que todos os artistas residentes realizem intervenções na comunidade. A Cia. Pessoal de Teatro foi aceita como um dos grupos residentes em 2017 e realizou várias intervenções no Asyl Center, o centro de acolhimento aos refugiados e no Centro de Imigração de Holstebro. Os períodos de permanência do grupo na cidade dinamarquesa incluíam participação em vários seminários, workshops práticos de técnicas corporais de teatro, espetáculos e atividades artísticas. “Participar do NTL nos possibilitou fazer parte de uma rede de artistas conectados pelo teatro laboratório e nos colocou em contato com profissionais de teatro e estudantes do mundo todo. Um grande privilégio.”, comenta Juliana. Pela primeira vez o Nordisk Teaterlaboratorium decidiu reunir as produções dos artistas residentes em um Festival, que aconteceu entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro na sede do Odin Teatret em Holstebro, na Dinamarca. Além dos 21 espetáculos apresentados fez parte da programação um simpósio coordenado por Jane Turner e Patrick Campbell da Manchester University no qual as atrizes da Cia Pessoal de Teatro participaram com um depoimento de seu trabalho e sua relação com o Odin Teatret.

A bailarina Elka Victorino viajou com a companhia para Dinamarca, para trabalhar na preparação corporal do elenco para a estreia. Aproveitou a viagem para apresentar seu espetáculo Para Menores para o público internacional e causou excelente repercussão.
O fotógrafo cuiabano Fred Gustavos também fez parte da equipe e foi convidado pela organização do Festival para fazer a cobertura fotográfica de todo evento.


EntreNãoLugares – o espetáculo
Duas catadoras de papel desfiam histórias quando encontram uma caixa cheia de livros. Algumas histórias são ficção e outras são realidade. “As histórias mais incríveis pertencem à realidade”, revela Tatiana. “Uma delas é a história da minha mãe, quando saiu da Paraíba e viajou com sua família para o Paraná carregando uma caixa pesada de madeira, cheia de livros didáticos”.  A peça teve uma pesquisa intensa de dramaturgia e trabalha o tema utilizando trechos de histórias já publicadas em livros, além de relatos de família sobre os imigrantes.  “Nosso país é formado por imigrantes. Temos muito a dizer sobre esse assunto”, completa Juliana. Com uma dramaturgia intrincada com várias camadas de narrativas, o espetáculo não trata somente do tema dos migrantes/refugiados, apesar deste ser um tema bastante abrangente e atual. “As personagens são ao mesmo tempo ignorantes e filósofas, como todos nós somos um pouco, e essa característica permite uma liberdade de ação muito grande”, revela Juliana que trabalhou na dramaturgia com a diretora Julia Varley. “Na dramaturgia, o texto e as ações físicas são trabalhadas em conjunto, como um só elemento, e Julia trabalhava nisso como se fosse um tecido; recortando e costurando, para confeccionar o que mais tarde parecia uma colcha de retalhos. Acho que só nós conseguimos identificar as origens dos pedaços, e ainda assim teremos dúvidas!”, completa.

Tatiana fala do trabalho com a diretora e ressalta o aprendizado da experiência: “Foi muito importante para nosso conhecimento de teatro trabalhar com a técnica do Odin repassada pela Julia e poder vivenciar o trabalho de direção. Para levantar materiais de trabalho o processo foi bastante rápido e depois, para elaborar isso, levou muito tempo. Normalmente não utilizamos tanto tempo na elaboração e isso faz toda diferença na qualidade do resultado.”, analisa ela.
Para a diretora Julia Varley a estreia não é o fim do trabalho, “é o começo da jornada de vida do espetáculo”. E EntreNãoLugares tem um caminho longo, que vai desde a capital de Mato Grosso até a pequena cidade de Holstebro, na Dinamarca, traçando uma longa trajetória que refaz os passos de muitos caminhantes. 
O público cuiabano vai poder conferir o trabalho nos dias 30 e 31 de março, no Sesc Arsenal, às 20h.



EntreNãoLugares


Dedicado à Vilma Clara Mendes Horevicht (1941 – 2018)

Duas mulheres – catadoras de papel – contam histórias de migrações e viagens seguindo a rota de Ulisses na sua jornada de volta à casa. O sonho de Ulisses era chegar à Itaca; é o mesmo sonho de muitos migrantes do passado e de hoje que almejam uma ilha de paz onde construir um lar. Um passo vem depois do outro. Elas continuam andando enquanto desaparecem a sensação de pertencimento,  de tradição, narrativas e registros. As histórias não estão escritas em livros, mas nos corpos dos caminhantes, com gotas de suor na terra e lágrimas na areia. No final, tudo o que restou de Ítaca é uma ilha de plástico no meio do mar.


Atuação: Juliana Capilé e Tatiana Horevicht
Adereço cenográfico: Julia Varley, Juliana Capilé, Tatiana Horevicht
Construção de adereço: Douglas Peron
Figurino: Julia Varley, Juliana Capilé, Tatiana Horevicht
Confecção de figurino: Jane Klitzke
Preparação vocal: Cristiane Puertas
Preparação corporal: Elka Victorino
Design de luz: Fausto Pro
Web designer e fotografia: Fred Gustavo
Música original: Karla Izidro
Tradução: Rejane de Musis e Caio Augusto Ribeiro
Dramaturgia: Julia Varley e Juliana Capilé
Direção: Julia Varley

Co-Produção: Cia Pessoal de Teatro e Nordisk Teaterlaboratorium







0 comentários:

Postar um comentário