sábado, 18 de março de 2017

ENTRENÃOLUGARES - Processo de trabalho em Holstebro (Dinamarca)


Juliana Capilé, Tatiana Horevicht e Julia Varley

De fevereiro a março deste ano de 2017 estivemos em Holstebro, Dinamarca, para trabalhar o novo espetáculo da Cia. Pessoal de Teatro: EntreNãoLugares.
Esta pesquisa está nos deixando muito empolgadas: o trabalho é uma parceria com o Nordisk Teaterlaboratorium, com direção de Julia Varley e trata de viagens, passos, histórias e livros, por enquanto.
Estamos revisitando Odisséias e olhando as rotas que o mundo têm: estradas, ventos, marés, rios... Não importa para onde vamos, o que importa é permanecer em movimento. Neste momento de grandes migrações, o que nos atinge é a imagem de um garotinho afogado em uma praia, que estava indo para algum lugar e foi parar em outro. 
Julia testa alguns tecidos com Tati
Esse espetáculo começou a ser germinado em nós lá mesmo, em Holstebro, por ocasião do Cohabitation e da pesquisa para nosso livro que nos permitiu ficar como residentes do Odin por três meses seguidos. Conhecemos nosso amigo Samier Edo, da Síria, e sua situação de refugiado. Ele trabalha como artista plástico na oficina do Odin e se esforça para aprender dinamarquês, enquanto torce para que a família consiga sobreviver à guerra. Conhecer o Samier nos fez sentir o quanto a guerra está próxima e como isso afeta as pessoas, mas elas continuam, seguem, e carregam em seus passos a história de seus caminhos.

 Descobrimos que também somos feitos de passos de outros que vieram antes de nós e que nós somos hoje um prolongamento, senão uma continuação, desses mesmos passos de antes. Somos todos caminhantes e caminhos, porque nossa existência interfere e contribui para a caminhada de outros. Dessa forma que Julia e o Odin interferiram nos nossos passos. A princípio fomos até lá seguindo o mapa de nossos professores, depois trouxemos eles pra cá através do Núcleo de Pesquisas - Encontros Possíveis que promovemos todo ano. Ligamos duas cidades periféricas: Cuiabá e Holstebro.









 Recebemos a visita de Eugenio Barba na sala de ensaio e mostramos para ele todo material que tínhamos; ele nos brindou com cerca de uma hora de conversa, o que contribuiu muito para nossos questionamentos.Também apresentamos para todos que estavam no Odin, agendando uma pauta, o que significou uma quase estréia para nós. É comum termos esse nível de generosidade neste reduto Odin Teatret, dos que trabalham lá e dos que estão por ali só de passagem. A generosidade e o comprometimento artístico do grupo acaba por contagiar e ditar a tônica das relações que acontecem ali. Melhor lugar do mundo para germinar uma criação.
Ensaio da cena

O processo de trabalho durante esse mês que passamos lá foi intenso, mas forrado dessa generosidade e companheirismo artístico. Encontramos outras duas residentes que contribuíram muito para o espetáculo: Marije Nie e Vilja Itkonen. Marije que trabalha com step dance na Holanda nos provocou com sua pesquisa sobre passos do mundo, o que nos fez concentrar nos pés dos que andam e nos passos que dão. Vilja nos presenteou com uma canção de ninar, direto da Finlândia, que diz para a criança que o mundo dos mortos está aqui do lado e não é tão ruim assim. Tudo isso é um mundo só.
Anna e nós
Tivemos o prazer de conhecer Anna Stigsgaard, da Dinamarca, que teve a generosidade de compor um arranjo e a paciência de nos ensinar a cantá-lo. Além da competência de Fausto Pro e Sabrina Martello, o melhor casal solucionador de problemas que existe!
E também temos que agradecer a inesperada presença do queridíssimo William Fidelis, que no tempo que passou conosco, nos ajudou com as fotos e vídeos. 


Nosso trabalho com o espetáculo está apenas no começo e já prevê muita coisa pela frente. Como caminhantes de longa jornada seguimos avante, com os olhos pregados no destino. Que os deuses abençoem nossa jornada!

EntreNãoLugares

Cia. Pessoal de Teatro
co - produção Nordisk Teaterlaboratorium
Direção: Julia Varley
Atuação: Juliana Capilé e Tatiana Horevicht
Cenotécnica: Genival Soares
Iluminação: Karina Figueredo
Preparação Vocal: Cris Puertas
Preparação Corporal: Giancarlo Piazzeta (Yoga & Cia)
Design Gráfico: Jan Moura
Audiovisual: Juliana Segóvia



0 comentários:

Postar um comentário