quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Nós e o Odin Teatret - Holstebro/Dinamarca


A arte teatral é um ofício transmitido de mestre a aprendiz há milênios. Com o avanço dos tempos, a transmissão do ofício passou a ser feita pelas escolas de arte. A relação com os mestres passou a depender da sorte do aprendiz em conseguir encontrar um mestre em seu percurso. Ao longo do ano, centenas desses aprendizes migram para a sede do Odin Teatret na pequena cidade de Holstebro (Dinamarca) em busca de seus mestres que vão recarregá-los de fé e conhecimento. Durante três meses experimentamos a reconfortante sensação de estar entre mestres.
Odin Fest Week 2011
Em 2011 a Cia. Pessoal de Teatro (Tatiana Horevicht e Juliana Capilé) teve a honra de participar do Odin Week, ocasião em que conhecemos pessoalmente os integrantes de um dos grupos de teatro mais longevos da contemporaneidade. Uma experiência única.
A fim de compartilhar essa vivência, trouxemos ao Núcleo de Pesquisas Teatrais integrantes do Odin Teatret. As edições de 2012 e 2013 contaram com a presença dos atores do grupo, Roberta Carreri e Jan Ferslev, que além de workshops também apresentaram suas Demonstrações de Trabalho. 
O Núcleo de Pesquisas Teatrais é uma ação de formação, fruição e intercâmbio promovida pela Cia. Pessoal de Teatro desde 2009, em Mato Grosso e já teve seis edições.
A ligação com o grupo nos levou a participar da Arte Secreta do Ator, promovido pela Luciana Martuchelli em Brasília; esta é a única residência no mundo todo onde Eugenio Barba dirige outros atores.
A Arte Secreta do Ator - Cia. YinsPiração - Brasília - DF

A ação do NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS veio crescendo com o passar dos anos e o que era uma ação local, hoje é uma ação internacional. Este crescimento se deu graças aos parceiros e incentivadores culturais como a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso; SESC - MT, SESI - MT e Itaú Cultural, através do prêmio Itaú Novos Rumos, que se tornou um parceiro fabuloso graças à competência e sensibilidade da Sônia Sobral e Mariana Cavalcante. 
Em 2014 realizamos duas edições do Núcleo de Pesquisas Teatrais - Encontros Possíveis com a presença de Julia Varley e Eugenio Barba (Odin Teatret - DK) além de João Brites e Juliana Pinho (Teatro O Bando - PT). Junto a esses dois mestres, o Núcleo contou com a presença do grande diretor Amauri Tangará (Cia. D'Artes do Brasil - MT), Luiz Carlos Garrocho (MG), Luciana Martuchelli (DF) e Patricia Furtado de Mendonça (RJ). 

Palestra de Eugenio Barba - Encontros Possíveis 2014 - MT
Esta foi uma operação gigantesca para esticar o dinheiro e conseguir trazê-los. Recebemos a ajuda da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, contando com a parceria do secretário Alberto Machado e o secretário adjunto Paulo Traven, que estão fazendo um trabalho incrível na pasta. 
A produção foi um trabalho que contou com a colaboração de artistas, amigos e grupos de teatro de Mato Grosso, como Karina Figueiredo (Confraria dos Atores); Genival Soares (Teatro Nó); Lucas Koester, entre tantos outros.
Contamos com a parceria da Prefeitura e dos comerciantes de Chapada dos Guimarães, em especial o César, da Pomodori, Odenir, Genoveva e João, da Pousada Cambará, Leivinha e Adriana, da Atmã Resort.
Com essas parcerias e mais a colaboração e o envolvimento de vários grupos de teatro do Estado, conseguimos promover o NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS – ENCONTROS POSSÍVEIS 2014. Foi um divisor de águas para nós.


COHABITATION - Holstebro - Dinamarca

Quando o Odin Teatret lançou a aplicação para o seminário de teatro COHABITATION, eu e Tatiana nos inscrevemos e fomos as únicas selecionadas do Brasil. Quando encerrou o seminário fomos convidadas a continuar abrigadas na sede para utilizarmos o arquivo do grupo para nossa pesquisa. Passamos quase três meses convivendo com o ritmo Odin de viver teatro. Experiência incrível. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo novamente apoia nossa ação.
Fizemos amizade com muitas pessoas: O tempo todo havia seminários em andamento; quando encerrava um, começava outro. Depois do "Cohabitation" houve "Mujeres de Goya",  com Else Marie Laudwik e Gregorio Amicusi. "Songs on Stage", com Jan Ferslev e Tage Larsen, "The End of the World", com Carolina Pizarro, The Dance of Intentions", com Roberta Carreri, sem citar os tantos pesquisadores que se hospedam por lá para desenvolverem suas pesquisas de trabalho, práticas ou acadêmicas. Contatos para futuros intercâmbios.

Durante o seminário víamos cada espetáculo três vezes consecutivas, e precisávamos fazer uma análise que era lida no dia seguinte. Foram dez dias de trabalho.Essas sessões eram seguidas de uma sequência de palestras com Eugenio Barba e a presença dos atores do elenco. Paralelamente, os participantes levavam cenas ou apresentação de uma questão de direção para compartilhar com o grupo e receber a orientação. Nós levamos uma explanação do nosso último espetáculo, “Cidade dos Outros”, que havia acabado de encerrar temporada de um ano com o Palco Giratório do SESC Nacional. Todos ficaram bem interessados no teatro mato-grossense.
Gente do mundo todo

 Quando encerrou as atividades do seminário iniciamos nossa pesquisa pelos arquivos do Odin Teatret, o OTA, chefiado pela Francesca Romana e Sabrina Martello. Elas nos auxiliaram em tudo que precisamos por lá. Nesses arquivos encontramos uma história de 50 anos de dedicação ao teatro, de pessoas incríveis, que fizeram alguma coisa de suas vidas. Artigos, livros, fotos, vídeos, registros financeiros, postais do mundo todo, folders dos espetáculos; eles guardam tudo, catalogam e disponibilizam para pessoas como nós irmos lá e procurar o
Frans Winther, ator/músico do Odin Teatret
que não sabe que existe. A sede do Odin Teatret é basicamente um lugar mágico, uma Avalon, uma Hogward, para o pesquisador teatral, mas é também um lugar real, físico, que consegue existir porque conta com pessoas competentes e dispostas. Nada que existe ali caiu do céu como uma espada Excalibur. Eles trabalham, e muito, para manter esse Valhalla aberto a todos que precisarem dele. Por causa da nossa pesquisa 
realizamos algumas entrevistas com o staff do grupo e atores. Também tivemos a chance de conversar várias vezes consecutivas com Eugenio Barba e Julia Varley. Nessas entrevistas eles contavam sua
Else Marie Laukwik, atris do Odin Teatret há 50 anos
história pessoal com o grupo, o que os levou a fazer parte e o que os impediu de irem embora. A busca era por responder à questão que havia me incomodado ainda em Brasília: quais são os fatores que contribuem para que um grupo consiga permanecer junto por cinquenta anos. Não existe uma resposta, obviamente, mas existem muitas histórias pessoais de artistas que trilharam o caminho do seu coração e foram muito bem-sucedidos.
 Durante nossa estada na sede do Odin Teatret, contribuímos com o trabalho nos arquivos, ajudando a catalogar os muitos artigos
Julia Varley
e livros que chegavam de toda parte do mundo. Os livros e artigos produzidos pelo grupo são traduzidos em várias línguas e publicados em revistas do mundo todo. Constantemente chegavam novas publicações que deveriam ser devidamente catalogadas.
 As entrevistas nos deram possibilidade de conhecer de perto o trabalho dos atores do grupo, seus rituais pessoais de trabalho e suas regras de criação. Tivemos contato com
Sabrina Martello, do OTA
técnicas diversas de trabalho, e nos aproximamos em especial do Kalari – uma técnica indiana de luta e desenvolvimento corporal que está sendo estudada e aplicada como técnica de treinamento do ator. Dois profissionais que estavam aplicando está técnica enquanto estávamos lá: Carolina Pizarro, atriz do Odin Teatret e Alessandro, ator italiano que trabalha na Polônia. Fizemos contato com eles na tentativa de trazer essa técnica para Mato Grosso.
Roberta Carreri
O interesse pelo Brasil é muito grande entre os profissionais de teatro europeus, mas eles conhecem e ouvem falar, basicamente, de São Paulo e Bahia. Raríssimos os que têm algum conhecimento da região de Mato Grosso apesar do interior do país provocar muita curiosidade. Distribuímos nosso contato para que possam pensar em vir para Mato Grosso em suas turnês. Estreitamos nosso contato com um grupo importante no cenário mundial do teatro contemporâneo e acreditamos que isso será muito positivo para nossas atividades futuras, quer seja nosso trabalho artístico, quer seja o desenvolvimento das atividades de intercâmbio e pesquisa teatral, como o Núcleo de Pesquisas Teatrais. Inspirador foi; bastante.
Eugenio Barba durante entrevista