Os participantes da Arte Secreta do Ator, de 2013. |
A imersão para artistas abordou, durante 8 horas diárias, a criação de uma dramaturgia autoral proposta aos atores sobre dois níveis de dramaturgia: orgânica e narrativa. O treinamento buscou a apropriação das ações físicas e vocais, a relação entre a dramaturgia do diretor e do texto, do escritor e do ator no processo de criação e seleção do material cênico final. O conteúdo estendeu-se ainda à prática e análise das diferenças entre movimento e ação; da imobilidade estática e dinâmica; da energia no espaço e a energia no tempo; além das estratégias da percepção do diretor para deslocar a percepção do espectador.
Tati Horevicht e eu. Do meu lado, Marilyn Nunes |
Nesta edição da Arte Secreta do Ator, pudemos realizar uma cena para ser dirigida por Eugenio Barba e Julia Varley. Experiência única!Eu e Dani Leite trabalhamos encima das personagens de Penélopes, texto que está em fase de preparação para montagem. Tati Horevicht participou como diretora e pode ficar ao lado do mestre, entendendo melhor suas decisões. Nossas cenas continham texto, partitura de ação e uma música. A composição final, depois do toque mais do que mágico de Eugenio Barba, descreve o que acreditamos que será o espetáculo. As pesquisas continuam...
Dani Leite em ação |
Parabéns a Luciana Martuchelli e sua equipe, que promoveram tão importante espaço de compartilhamento. Desde sua criação, a cada edição, o diretor Eugenio Barba tem trabalhado neste projeto: caminhos diferentes para a criação de uma dramaturgia teatral sob sua ótica. Em 2008, Eugenio Barba trabalhou com atores e performers, sobre a obra de Ibsen, “Casa de Bonecas”. Em 2009, propôs o conto “Suddenly in the depths of the forest” (De repente, nas profundezas do bosque), de Amos Oz. Em 2010, passou a utilizar material oferecido pelos participantes sob o tema “A Flor das idades”, com sugestão de poesias do persa Omar Khayyam. Em 2011, o tema do treinamento foi “Histórias de amor”. Mas o salto foi dado na edição de 2012, onde os materiais previamente desenvolvidos sob tema “Uma mulher (ou um homem) sorridente, carregando um fardo sobre seus ombros, navega até o abismo”, foram dirigidos por Eugenio em uma montagem envolvendo todos.
Eu, em cena com Maura, de Penélopes |
O projeto pretende também que artistas brasileiros e latino-americanos, interessados em solos ou dramaturgia de grupo autoral, possam encontrar o diretor para desenvolver e/ou mostrar o andamento de suas criações, dramaturgias, conceitos e ideias, e obter novo treinamento, contraste, estímulo, provocação, orientação e perspectiva crítica.
Maiores informações:
http://aartesecretadoator.blogspot.com.br/