quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS - V EDIÇÃO

Concluímos com êxito a 5ª edição do Núcleo de Pesquisas Teatrais - 2013! Nosso nobre convidado desta edição foi Jan Ferslev, ator-músico do Odin Teatret (Dinamarca), grupo teatral dirigido por Eugenio Barba. A incursão por mais essa etapa do estuda da Antropologia Teatral foi possível graças a parceria, desde a edição passada, com o SESC Arsenal e a Secretaria de Estado de Cultura - SEC/MT. 
O workshop aconteceu no salão social do SESC Arsenal, nos dias 19, 20 e 22 de outubro de 2013. Os participantes vivenciaram a partitura corporal para composição de cenas.
No dia 22 de outubro Jan participou do projeto Cabeça Ativa do SESC. Contou a história do Odin Teatret, como se formou e onde chegou com sua filosofia de vida e de teatro, além de nos brindar com vídeos inéditos. 
Para Cuiabá é um privilégio poder manter este intercâmbio com um grupo teatral tão importante, que contribuiu para revolucionar a cena do teatro mundial na década de 1960 e segue fazendo história como um dos grupos mais sólidos ainda atuantes. Em 2014 o Odin Teatret fará 50 anos de existência. Um brinde à generosidade artística desses componentes!


O Núcleo de Pesquisas Teatrais é uma iniciativa da Cia. Pessoal de Teatro que através desta ação, propõe uma inserção dos grupos e profissionais de teatro mato-grossense no cenário nacional, através de intercâmbios regulares com artistas, professores, pesquisadores e pensadores das artes cênicas. Foram realizadas quatro (04) edições do Núcleo de Pesquisa, todos contando com parcerias como MISC (Museu da Imagem e do Som de Cuiabá), SESC Arsenal – Serviço Social do Comércio / MT; SESI – MT, Serviço Social da Industria; Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso; Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá e Pavilhão das Artes. 
Sua primeira edição foi em 2009 e contou com profissionais de diferentes áreas com oficinas e palestras todos voltados para o tema:  TEATRO CONTEMPORÂNEO. foram eles Cléber Martins, arquiteto; Júlio Bedin, videomaker; Luiz Marchetti, diretor de teatro e de cinema, mestre em Designer Arte Mídia; Maria Thereza Azevedo doutora em artes cênicas, professora no curso de pós-graduação mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea  da UFMT e  Raquel Galesso, professora de corpo e bailarina. Ainda no mesmo ano houve a segunda edição com o tema O SUJEITO ATUANTE, com Amaury Borges, ator e diretor da Maldita Cia de Teatro – MG. Em 2011 acontece a terceira edição com o tema O CORPO TECENDO AÇÕES, ministrado pelo diretor, ator, bailarino  e professor no curso de graduação em Artes Cênicas – UFMG, Tarcísio Ramos Homem. Em 2012 o Núcleo de Pesquisas Teatrais tem sua primeira edição internacional, com oficinas e demonstração de trabalho do grupo dinamarquês Odin Teatret, com a presença de Jan Ferslev e Roberta Carreri, com o título de Encontros Possíveis