domingo, 14 de setembro de 2014

PALCO GIRATÓRIO: Palmas

"Vocês vieram de Cuiabá?
(Sim)
Então não estão estranhando o clima, não é?"
É só o que a gente ouvia em Palmas! Isso porque Palmas tem a fama de ser tão quente quanto Cuiabá! As duas cidades disputam o troféu de mais quente do Brasil, juntamente com Teresina. Você pode prestar atenção no momento meteorologia do seu jornal televisivo e os locais mais quentes sempre estarão com uma dessas três cidades. Mas acho que Cuiabá anda perdendo nesse ranking... "Soja já tem demais...!" Faz um tempinho que esfria na nossa capital, um friozinho estranho, ainda comemorado pelos desavisados como um climinha diferente, do tipo "bom que esfriou um pouco, assim a gente se veste mais elegante." Fico pensando: será que esse friozinho tem alguma coisa a ver com a quantidade de plantações e pasto de gado, que acaba tirando a barreira que nos separa do sul do país? Bom, isso necessitaria de anos de pesquisa, que com certeza estariam suscetíveis a alterações para agradar ao agronegócio. De qualquer forma, Palmas é quente sim, e ganhou de Cuiabá.

Em Palmas ministramos a oficina Dramaturgia da Cena; ministramos em termos, porque quem aplica é a Tati e eu sou a assistente. Como podem ver, não apareço em nenhuma foto.
A turma surpreendeu pela qualidade, e formou a melhor turma que já frequentou essa oficina. Tanto que conseguimos chegar no nível avançado, que é a jam session de improvisação com as partituras de ação: o diálogo de ações. E por que será que a turma era assim tão boa? Porque era formada por alunos de teatro da Universidade do Tocantins. Sempre reforço isso: precisamos de uma instituição de ensino de artes cênicas. Cursos técnicos, profissionalizantes, graduação, pós graduação: precisamos formar uma cadeia de estudo e pesquisa em Mato Grosso, para termos uma cena mais potente, e isso é urgente.



O espaço que apresentamos foi o palco do teatro; grande e profundo. A equipe do Sesc, comandados pela Alessandra, preparou uma arena com arquibancadas no palco. Genival, que assistiu de longe, disse que ficou bem bonito visto de cima. Estava lotado, com gente até de pé, e isso ajuda.         
O Idevair, o motorista que nos atendeu em Palmas, nos levou para conhecer o pôr do sol na praia: foi lindo...
Adoramos. Ficamos pensando na piada (que não sabemos se foi verdade mesmo ou não) que conta que a FIFA fez uma placa bilingue para indicar Palmas, com a tradução: Aplause. Se foi isso mesmo, não sabemos, mas que eles tinha razão, isso tinham. Palmas merece aplausos mesmo!