sexta-feira, 4 de abril de 2014

Aprimoramento e Aprendizagem com Odin Teatret

Os participantes da Arte Secreta do Ator, de 2013.
A Cia Pessoal de Teatro esteve em Brasília, em dezembro de 2013, para participar da VI edição da Arte Secreta do Ator - Arquitetura do Ocaso, produzido pela Cia. YinsPiração em parceria com Odin Teatret. Importante espaço para reciclagem e aprendizagem do trabalho de atuação e direção. Aprender com o mestre Eugenio Barba é um privilégio! Essa ação foi capitameada por Luciana Martuchelli e sua equipe. A ARTE SECRETA DO ATOR é o único treinamento oferecido em todo mundo no qual o diretor do Odin Teatret, Eugenio Barba, trabalha diretamente com atores que não são os do seu grupo ou os de seus espetáculos. 
A imersão para artistas abordou, durante 8 horas diárias, a criação de uma dramaturgia autoral proposta aos atores sobre dois níveis de dramaturgia: orgânica e narrativa. O treinamento buscou a apropriação das ações físicas e vocais, a relação entre a dramaturgia do diretor e do texto, do escritor e do ator no processo de criação e seleção do material cênico final. O conteúdo estendeu-se ainda à prática e análise das diferenças entre movimento e ação; da imobilidade estática e dinâmica; da energia no espaço e a energia no tempo; além das estratégias da percepção do diretor para deslocar a percepção do espectador.
Tati Horevicht e eu. Do meu lado, Marilyn Nunes
Neste encontro pudemos estreitar nossas distâncias com amigos e colaboradores importantes, visando a criação de uma rede de estudos do teatro contemporâneo que se estende por toda América Latina. A intenção é aproximar os pesquisadores para que possamos intercambiar nossos trabalhos por todo território latino americano.
Nesta edição da Arte Secreta do Ator, pudemos realizar uma cena para ser dirigida por Eugenio Barba e Julia Varley. Experiência única!Eu e Dani Leite trabalhamos encima das personagens de Penélopes, texto que está em fase de preparação para montagem. Tati Horevicht participou como diretora e pode ficar ao lado do mestre, entendendo melhor suas decisões. Nossas cenas continham texto, partitura de ação e uma música. A composição final, depois do toque mais do que mágico de Eugenio Barba, descreve o que acreditamos que será o espetáculo. As pesquisas continuam...
Dani Leite em ação

Parabéns a Luciana Martuchelli e sua equipe, que promoveram tão importante espaço de compartilhamento. Desde sua criação, a cada edição, o diretor Eugenio Barba tem trabalhado neste projeto: caminhos diferentes para a criação de uma dramaturgia teatral sob sua ótica. Em 2008, Eugenio Barba trabalhou com atores e performers, sobre a obra de Ibsen, “Casa de Bonecas”. Em 2009, propôs o conto Suddenly in the depths of the forest(De repente, nas profundezas do bosque), de Amos Oz. Em 2010, passou a utilizar material oferecido pelos participantes sob o temaA Flor das idades”, com sugestão de poesias do persa Omar Khayyam. Em 2011, o tema do treinamento foi “Histórias de amor”. Mas o salto foi dado na edição de 2012, onde os materiais previamente desenvolvidos sob tema “Uma mulher (ou um homem) sorridente, carregando um fardo sobre seus ombros, navega até o abismo”, foram dirigidos por Eugenio em uma montagem envolvendo todos.
Eu, em cena com Maura, de Penélopes

O projeto pretende também que artistas brasileiros e latino-americanos, interessados em solos ou dramaturgia de grupo autoral, possam encontrar o diretor para desenvolver e/ou mostrar o andamento de suas criações, dramaturgias, conceitos e ideias, e obter novo treinamento, contraste, estímulo, provocação, orientação e perspectiva crítica.



Maiores informações:
http://aartesecretadoator.blogspot.com.br/