quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Matéria na revista eletrônica Tyrannus Melancholicus!

 

Um espetáculo selecionado pela Funarte



Juliana Capilé como personagem de "Cidade dos Outros", peça inspirada em Beckett
“Cidade dos Outros”, com a Cia. Pessoal de Teatro é a peça encenada nesta segunda e terça-feiras (12 e 13/08), só para começar bem a semana. Indicado para maiores de 12 anos, tem aproximadamente 50 minutos e acontece às 19h30 na Casa do Parque, espaço cultural que comporta plateia com até 200 pessoas. O endereço é a rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, próximo à entrada dos fundos do Parque Mãe Bonifácia. Informações sobre ingressos pelo telefone 3365-4789.

Montado com o apoio do prêmio Funarte Myriam Muniz/2008, "Cidade dos Outros" surgiu de uma pesquisa que teve como tema a inapetência para a ação; a circularidade da vida e eterna espera pelo “maná divino”. De inspiração beckttiniana, dois personagens vivem em situação inusitada, sonhando em ganhar na loteria e fazendo planos para os milhões que irão receber. Um ponto de discórdia e união entre esses dois seres. Enquanto esperam, as personagens se põem a dialogar sobre banalidades: um acidente de carro, um cavalo que caiu em um buraco e não consegue sair, da cidade/vida a sua volta.

A montagem evidencia uma busca da arte em sua função essencial, que é pensar e refletir sobre a diversidade do mundo real, da opressão, da alienação, do endeusamento do mercado nos confins da existência e da miséria humana. Uma das características da Cia. Pessoal de Teatro é o trabalho com textos próprios, buscando um olhar pessoal e o mergulho na pesquisa de um tema.

A dramaturgia desta peça é de Juliana Capilé, com inspiração em “Esperando Godot”, de Samuel Beckett. Na direção está o diretor e cineasta Amauri Tangará, que introduziu um elemento niilista para a montagem, valendo-se de uma pesquisa que já vem desenvolvendo em seus trabalhos em Portugal. Também integram a ficha técnica Paulo kruckosi (cenotecnia e iluminação), Dila Calil (figurino), Tatiana Horevicht (produção) e Ahmad Jarrah (projeto gráfico).

Cia. Pessoal de Teatro

A Cia. Pessoal de Teatro nasceu em 2001, na montagem do espetáculo “Primeira Pele”, escrito e atuado por Juliana Capilé e direção de Tatiana Horevicht. Ao longo dos onze anos de trabalho, a Cia. Pessoal passou por várias formações. Atualmente é composta por Juliana Capilé e Tatiana Horevicht, fundadoras do grupo.

Tem várias montagens em seu currículo, como "A primeira pele" e "Criadouro", e já participou de inúeros eventos e projetos, acumulando, inclusive, experiências internacionais. A Cia. também se dedica a produzir cursos e oficinas de teatro para aprimoramento de técnicas específicas, como o Estudo do Clown, Dramaturgia do Ator e Dramaturgia Pessoal. Também investe em intercâmbios com profissionais e grupos do Brasil e do exterior, na busca de aprimorar o estudo do teatro e investir em Mato Grosso como potencial cênico. Juliana e Tatiana são mestrandas no Programa de Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO – UFMT, onde pesquisam teatro.

Se quiser saber mais sobre a Cia.Pessoal de Teatro vocêpode ligar para os telefones (65) 8160 2504 ou 8111 2597, ou acionar o email ciapessoaldeteatro@gmail.com. E rola o endereço virtual www.ciapessoaldeteatro.blogspot.com.