quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tatiana é Artista Residente do Pavilhão das Artes

Tatiana Horevicht, da Cia. Pessoal de Teatro, é a nova Artista Residente do Pavilhão das Artes. O projeto, capitaneado pela coordenadora do Pavilhão, Magna Domingos, consiste em oferecer o espaço do Pavilhão das Artes, no Palácio da Instrução, para que um artista exponha seu método de trabalho e divulgue sua pesquisa. Esta prática já é muito difundida nas artes plásticas, mas agora está abrindo também para as artes cênicas. No mês de maio, o grupo teatral Confraria dos Atores foi o "residente" do Pavilhão, oferecendo a um público de ávidos curiosos um pouco da sua organização como grupo, da sua pesquisa com teatro colaborativo e coletivo e do seu trabalho musical.
Tatiana Horevicht é atriz e diretora, integrante/fundadora da Cia. Pessoal de Teatro. Iniciou seus estudos de teatro na FAP - Faculdade de Artes do Paraná, em Curitiba. É formada pelo CEFAR - Palácio das Artes de Belo Horizonte onde estudou com grandes nomes como Marcelo Bones, Luiz Carlos Garrocho, Rita Clemente, Angela Mourão, entre outros do teatro mineiro. Completou a graduação na UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto/MG. Em extensão, estudou com o grupo teatral O Bando, participando de uma residência com o grupo em sua sede em Palmela, Portugal.
Para a sua "residência", Tatiana pretende investigar a fundo a dramaturgia do ator; um processo criativo que advém do teatrólogo e mestre Eugênio Barba. De acordo com a dramaturgia do ator, o ator passa a ser um co-criador do espetáculo, deixando de ser um elemento passivo da dramaturgia escrita. Cada vez mais esta visão da atuação se faz necessária no estudo teatral, pois a cena contemporânea evolui para uma anulação da personagem, como sempre se entendeu no drama, para um corpo que comunica mais do que fala. É em busca desta pesquisa que Tatiana Horevicht estará no Pavilhão das Artes, nas quartas e sextas, das 19h às 22h, a partir do dia 8 de junho. A classificação etária é a partir dos 16 anos. As inscrições podem ser feitas no Pavilhão das Artes, pelo telefone 3613 9230 ou pelo site www.pavilhaodasartes.com/

Serviço:
Artista Residente do Pavilhão das Artes - Teatro
Tatiana Horevicht - Cia. Pessoal de Teatro
Tema da Pesquisa: Dramaturgia do Ator
Quartas e Sextas, das 19h às 22h
Pavilhão das Artes- Palácio da Instrução
Praça da República, s/n
65 - 3613 9230
Cuiabá - MT

0 comentários:

Postar um comentário